Aleto aprova programa de Educação Financeira nas escolas estaduais do Tocantins

quinta-feira, 25 de abril de 2024 às 08:11
938 Visualizações
Plenário da ALETO. – Foto: Isis de Oliveira

TOCANTINS – A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na terça-feira, 23, Projeto de Lei (PL) que cria o Programa de Educação Financeira nas escolas estaduais do Tocantins. Segundo o autor da proposta, o deputado estadual Wiston Gomes (PSD), o intuito é preparar os jovens para uma vida financeira saudável e sustentável.

A execução do programa inclui a capacitação dos professores e a integração do tema nos currículos escolares de maneira transversal, em disciplinas como matemática, ciências sociais, história, dentre outras.

Publicidade

Um estudo publicado em 2023 pela Conferência Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que o percentual de endividamento das famílias brasileiras chega a 73%. “Esse é um dos motivos pelos quais é importante disseminar a educação financeira nas escolas”, anota Wiston Gomes na justificativa do PL.

Outros projetos

Os deputados também aprovaram em segundo turno de votação, o PL que institui o Programa Cultura Literária, proposto pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos); o PL que institui a Política Estadual da Economia Social, apresentado pelo deputado Cleiton Cardoso (Republicanos); e o PL proposto pela deputada Vanda Monteiro (UB), que dispõe sobre a criação de vagas nos estacionamentos de shoppings centers e estabelecimentos públicos e privados, para pessoas com transtorno do espectro autista.

Além disso, o plenário da Aleto declarou a utilidade pública de entidades em Araguatins, Palmas, Taguatinga e Miracema do Tocantins, apresentadas, respectivamente, pelos deputados Amélio Cayres, Nilton Franco (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT) e Ivory de Lira (PCdoB).

Requerimentos
Ainda durante a sessão ordinária, os parlamentares aprovaram 47 requerimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura e cidadania, apresentados pelos deputados Amélio Cayres, Claudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso, Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato, Jair Farias (PL), Janad Valcari (PL), Júnior Geo (PSDB), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL), Nilton Franco (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos) e Vanda Monteiro.

Texto: Luiz Melchiades

-- Publicidade --

Comentários no Facebook