Hemorrede do Tocantins convoca doadores com urgência

terça-feira, 28 de maio de 2024 às 17:51
909 Visualizações
Estoques de sangue estão em situação crítica e hemocentros precisam de voluntários. – Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Em situação de emergência, a Hemorrede do Tocantins convoca todos os doadores de sangue, em especial os fatores RH negativos, para comparecerem a uma das unidades de coleta de sangue. A convocação visa a continuidade dos atendimentos das demandas dos hospitais públicos e privados e manutenção da rotina de cirurgias eletivas, em todo o Estado.

Dados divulgados pela Hemorrede demonstram uma queda superior a 13% no número de doações somente de abril para maio. “Desde o início do ano temos sofrido com a baixa procura nas unidades do hemocentro e as demandas de urgências, as cirurgias eletivas, os atendimentos e os tratamentos oncológicos continuam sendo feitos, a demanda contínua, por isso precisamos que a população se sensibilize e procure o hemocentro”, explicou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.

Publicidade

Quem pode doar?

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.

 

Funcionamento no feriado

Em virtude do ponto facultativo decretado pelo Governo do Tocantins, para os dias 30 e 31 de maio o funcionamento da Hemorrede se dará da seguinte forma: Todas as unidades estarão abertas para coleta na quinta-feira, 30 e  na sexta-feira, 31 e no sábado, 01 (até meio dia), com exceção da unidade de coleta ligada ao Hospital Geral de Palmas, que fechará todos os dias e o Hemocentro Regional de Araguaína, que fechará na quinta-feira, 30.

(SECOM TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook