Olimpíada Brasileira de Matemática realiza provas da 1ª fase nesta terça-feira, 4

segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 15:11
429 Visualizações
A Obmep é a maior competição de matemática para estudantes no Brasil. – Foto: arquivo/Seduc/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação incentiva a participação dos estudantes na olimpíada que abre diversas oportunidades para os adolescentes e jovens

TOCANTINS – Nesta terça-feira, 4, acontece a  prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) edição 2024. No Tocantins são 181.624 inscritos, incluindo estudantes das redes estadual, municipal e privada, do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Publicidade

A olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e no Tocantins conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na rede estadual a aplicação das provas será realizada em 412 escolas de todas as regiões.

A primeira prova é objetiva, tem caráter eliminatório e é composta por 20 questões de múltipla escolha. Os estudantes que forem classificados para a 2ª fase, farão uma nova prova no dia 19 de outubro.

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador da Obmep na região de Araguaína, ressaltou a importância dos estudantes comparecerem para fazer as provas. “Os alunos devem procurar estar tranquilos e ler as instruções antes de iniciar a prova e também ter o cuidado para revisar as respostas. A prova terá uma duração de 2h30. E cada estudante pode celebrar o seu esforço, não importando o resultado”, explicou.

O professor Erivaldo Sousa é responsável pela OBMEP na  Secretaria da Educação e recomenda que os estudantes façam uma revisão dos conteúdos. “Pratiquem com as questões das provas anteriores e acima de tudo, acreditem no seu potencial”, frisou.

Oportunidades

Em 2024, a Obmep distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Serão concedidas ainda 20,5 medalhas estaduais, com o objetivo de estimular cada vez mais a participação dos alunos.

A olimpíada representa uma grande oportunidade para os estudantes ampliarem os estudos da Matemática. Os alunos premiados com medalhas podem se inscrever no Programa de Iniciação Científica da Obmep, que oferece materiais e bolsas de estudos, ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os estudantes premiados também podem concorrer a vagas em algumas faculdades, por meio de processos seletivos diferentes dos vestibulares.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook