Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 podem ser solicitados até esta sexta-feira, 26

quinta-feira, 25 de abril de 2024 às 17:36
1.066 Visualizações
Podem solicitar a isenção os estudantes concluintes do ensino. – Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

TOCANTINS – Os estudantes que ainda não solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos, pois o prazo se encerra nesta sexta-feira, 26. A solicitação deve ser feita na página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ por meio do login Gov.br, até o dia 26 de abril.

Nesse mesmo período acontece a justificativa de ausência no Enem 2023, para os estudantes que não fizeram as provas nos dois dias de aplicação e queiram solicitar a taxa de isenção novamente.

Publicidade

Os direitos a isenção da taxa são para os alunos que estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar; alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integral em escola particular e para as pessoas que são membros de família de baixa renda e que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único (CadÚnico), dos programas sociais do Governo Federal.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa será divulgado em 13 de maio. Posteriormente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os editais com as datas das inscrições e provas do Enem 2024.

Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem é um dos exames mais importantes do ensino médio, porque além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes, também representa uma porta de entradas para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook