PROFE Digital: investimentos em tecnologia modernizam e conectam a Educação da rede estadual

quarta-feira, 24 de abril de 2024 às 11:07
526 Visualizações

Neste mês de abril, o Governo do Tocantins celebra um ano da implementação do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), programa macro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que visa garantir avanços e evolução dos indicadores educacionais por meio de iniciativas eficazes.

Dentre os eixos do Programa de Fortalecimento da Educação, desponta o PROFE Digital promovendo a transformação na rede estadual por meio da inclusão digital como ferramenta para elevar a qualidade do ensino ofertado.

Publicidade

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou da satisfação em ver os resultados do PROFE Digital. “Estamos vivendo uma verdadeira transformação na educação e vamos continuar investindo na modernização, em equipamentos, em formações. Queremos democratizar a tecnologia para que o estudante tocantinense tenha aulas com possibilidades de boas experiências, que os professores tenham boas ferramentas, e que todos tenham acesso ao mundo digital. Estamos preparando os nossos estudantes para o ensino superior e o mercado de trabalho”, assegurou.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que “o Governo do Tocantins tem um olhar atento para a tecnologia e busca as melhores referências para levar às escolas todas as possibilidades que a tecnologia oferece. O PROFE Digital tem a intencionalidade pedagógica de auxiliar no processo ensino aprendizagem garantindo que todas as unidades escolares estaduais, especialmente aquelas em áreas de baixo desempenho tenham acesso à conectividade e à modernização tecnológica”.

Entrega de Notebooks

Uma importante ação do PROFE Digital é a entrega dos notebooks aos profissionais da educação. Foram adquiridos 14 mil equipamentos com investimentos de R$ 49 milhões que estão beneficiando professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores das 502 escolas estaduais.

Para o servidor, Valcelir Borges, efetivo há 24 anos lotado em Palmas, a educação do Tocantins está vivendo um momento de grande valorização do servidor. “Esse notebook é essencial para as atividades que a gente desenvolve, nesse contexto do mundo tecnológico, e para impulsionar as nossas atividades. Com acesso aos meios tecnológicos, abrem-se portas para que o servidor possa se capacitar ainda mais, ter maior domínio das tecnologias, poder dialogar com outras metodologias interativas que estão aí para serem utilizadas na nossa profissão”, pontuou.

A professora Maria Aparecida Luna, de Colinas do Tocantins, também registrou sua satisfação. “Esse notebook é uma ferramenta de trabalho que cada um de nós precisa, que agiliza nossas atividades diárias. Estamos gratos pelo Governo do Estado ter a sensibilidade de olhar para as necessidades dos educadores”, relatou.

Chromebooks

Também foram entregues, em 2023, cerca de 15 mil Chromebooks aos estudantes das escolas de ensino médio integral e outros 14 mil devem ser distribuídos neste ano. Além disso, a Seduc adquiriu 97 mil licenças do Google for Education, proporcionando à rede estadual de ensino acesso a inúmeros recursos da plataforma educacional de alcance global.

“Estamos muito felizes com esses Chromebook para nos ajudar a aprender ainda mais. Somos uma geração que usa a tecnologia para tudo e na escola não pode ser diferente”, disse a estudante Vitória Bailão, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi.

Modernização

Com as iniciativas do PROFE Digital, a Seduc reforça o compromisso em proporcionar uma educação moderna, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

A intenção do Governo do Estado é universalizar o acesso às tecnologias na rede estadual de educação. A meta é ultrapassar, até 2027, o número de 50 mil máquinas entregues, a estudantes, professores, escolas, além de implantar laboratórios de química, física e biologia e Espaços Makers.

Para garantir a modernização de toda a rede, novos computadores e equipamentos também contemplam os setores administrativos da Sede da Seduc e seus anexos, das SREs e das unidades de ensino. Mais de R$ 23, 8 milhões foram destinados para a aquisição.

Mestrado em Governança e Transformação Digital

Em mais uma ação do PROFE, o Governo do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), está ofertando o Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital. O mestrado, cujas aulas iniciam em maio, contempla duas linhas de pesquisa: Governança Digital em Organizações e Modelagem Computacional para Transformação Digital.

As vagas do mestrado foram destinadas prioritariamente aos servidores efetivos da Educação. Os profissionais aprovados no concurso da Educação, que estão em estágio probatório, também puderam participar do processo seletivo.

“Essa é mais uma ação para fomentar a qualificação profissional e tecnológica dos servidores da educação, para que o professor possa se capacitar para levar a tecnologia às nossas escolas promovendo a transformação digital”, enfatizou Fábio Vaz.

PROFE

O Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), que foi transformado em Lei, em 28 de agosto, é uma iniciativa colaborativa de gestão planejada para ser desenvolvida de 2023 a 2027. O programa macro da Secretaria de Estado da Educação, destina investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão, reconhecimento das boas práticas nas redes estadual e municipais, dentre outras estratégias com foco na melhoria das aprendizagens e, consequentemente, dos indicadores educacionais.

Com o PROFE, o Governo do Estado visa beneficiar estudantes e servidores das escolas públicas de educação básica de todo o território tocantinense. As ações contemplam os 135.668 estudantes da rede estadual, as 502 escolas e os mais de 11 mil professores; estando disponível para atender em parceria os 139 municípios do Tocantins.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook