SES-TO é reconhecida pelas estratégias desenvolvidas em prol da vacinação no Tocantins

sábado, 20 de abril de 2024 às 09:13
1.276 Visualizações
SES-TO recebe reconhecimento pelo trabalho em prol da vacinação no Tocantins – Divulgação SES-TO

TOCANTINS – A excelente execução das estratégias de vacinação, processo de vigilância das doenças, distribuição dos imunobiológicos e capacitações para as equipes atuantes nas mais de 300 salas de vacinas distribuídas nos 139 municípios tocantinenses, proporcionaram à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) o reconhecimento, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em uma cerimônia realizada na sexta-feira, 19.

O projeto “MP na Vacina” é idealizado pelo CaoSaúde do MPTO e visa premiar os municípios tocantinenses que alcançaram a cobertura vacinal, preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente e adotarem boas práticas na gestão de políticas públicas em prol da imunização. Neste trabalho, estão presente os promotores de Justiça das áreas da Saúde, Educação, Infância e Juventude e de parceiros como a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), BRK Ambiental,  Energisa, Fieto, Faciet, Faet, Unicef, Instituto Peabiru, Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Estadual de Saúde.

Publicidade

Para o Secretário da Saúde, Carlos Felinto, “esse reconhecimento realizado pelo Ministério Público do Tocantins demonstra a importância do trabalho das equipes de saúde da SES-TO, que continuamente investem tempo e dedicação para que todos os tocantinenses sejam imunizados e estejam seguros contra as doenças que o Sistema Único de Saúde já possui imunobiológicos. É um trabalho que precisamos incentivar e continuar com as estratégias para que assim todos vivam e valorizem o poder das vacinas. Parabéns a todos!”, disse.

A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis/SES-TO, Diandra Sena, destacou que “é bonito ver essa premiação que o MPTO promoveu aos municípios que melhor executaram as ações de vacinação no último ano, para que alcançássemos os indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. Que esse reconhecimento traga a valorização, principalmente das equipes municipais de saúde, que são as executoras das estratégias de vacinação dentro do território, ou seja, que é quem garante essa vacina no braço da população”, pontuou.

Cobertura

Ações da SES-TO têm contribuído para o avanço da vacinação no TO – André Araújo/Governo do Tocantins

No Tocantins, em 2023, as equipes do Programa Estadual de Imunizações (PEI/SES-TO) percorreram o Tocantins nas suas 320 salas de vacina, realizando oficinas com as secretarias municipais de saúde e buscando soluções viáveis para a realidade de cada local. Entre as estratégias realizadas estão a vacinação extramuros, ampliação do horário das salas de imunização e busca ativa de não vacinados. A ideia foi permitir que o município se organizasse e se planejasse considerando a sua realidade local. Neste sentido, a estratégia de imunização foi adaptada conforme a população, a estrutura de saúde e a realidade socioeconômica e geográfica.

O esforço contínuo das equipes de imunização da rede estadual, dos municípios e o apoio da população proporcionaram, ao Tocantins, um alcance inédito na cobertura vacinal em 2023. Os dados foram divulgados em dezembro, no Painel de Vacinação do Ministério da Saúde e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022.

Na comparação dos períodos, o da 1ª dose da vacina contra a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) que, em 2022, apresentou 82,9%; e neste ano, subiu para 94,3%. Os índices passaram de 82,9% em 2022, para 94,3% em 2023. A pólio alcançou 86,48% de cobertura; antes era de 85,42%. A vacina Hepatite A saiu de 81,19% para 86,3%. A meningocócica C saiu de 88,1% para 88,2%. Já a pentavalente saiu de 85,14% para 86,04%. O rotavírus foi de 84,25% para 87,01%. A febre amarela saiu de 69,66% para 75,06%.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook