Tocantins recebe nova fase do Luz para Todos: cerca de 5,3 mil famílias devem ser beneficiadas

terça-feira, 14 de maio de 2024 às 11:39
593 Visualizações

TOCANTINS – O Tocantins receberá um investimento de R$ 400 milhões em uma nova etapa do programa “Luz para Todos”, do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo Ministério das Minas e Energia (MME) e beneficiará cerca de 5.300 famílias tocantinenses, principalmente as de baixa renda, comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos estaduais.

Paralelamente ao anúncio Federal, o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, se reuniu na última quinta-feira (09) com o diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira, a divulgou o benefício que será destinado ao Estado. Em um primeiro momento, serão atendidas 560 famílias; posteriormente, 2.600 famílias e o restante, no segundo ano. Os locais que serão atendidos ainda estão sendo definidos.

Publicidade

“Essa notícia é extremamente positiva e demonstra o impacto do nosso trabalho conjunto na democratização do acesso à energia e na promoção da inclusão social e produtiva das comunidades vulneráveis. Além disso, esses investimentos são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida desses tocantinenses que serão beneficiados. A parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Energisa certamente trará mais qualidade de vida para as nossas comunidades”, disse Alankardek.

Em uma reunião no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, o Governador enfatizou o empenho do diretor da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira e da bancada federal tocantinenses no processo de gestão com o MME, no sentido de fazer chegar esses recursos importantes para as famílias menos favorecidas, bem como para o desenvolvimento do Estado.

“Eu agradeço ao Alan, que é o diretor institucional da Energisa. Ele tem feito um trabalho fantástico, à professora Dorinha e ao deputado federal Vicente Júnior, e a toda bancada tocantinense no Congresso pelo empenho em buscar recursos para o nosso Estado. Recentemente, foram cadastradas 130 famílias na região de Paranã sem energia elétrica e, em breve, esses chefes de família terão energia elétrica em suas casas, isso traz desenvolvimento e progresso para o Tocantins”, disse à imprensa, o Governador.

O Programa  

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos, se destina a fornecer o atendimento com energia elétrica à população do meio rural e à população residente em regiões remotas da Amazônia Legal que não possuem acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica.

O Programa busca democratizar o acesso e uso da energia elétrica, contribuindo para o combate à pobreza energética, o fomento da inclusão social e produtiva de comunidades vulneráveis e a promoção da cidadania e melhoria na qualidade de vida das populações brasileiras do meio rural e da Amazônia Legal, mediante utilização de fontes de energia limpa e renovável para a geração de energia elétrica, considerando a sustentabilidade e a continuidade na prestação do serviço público de distribuição de energia e a preservação do bioma Amazônia.

(ENERGISA)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook