Defensoria Pública avalia que hospitais de Augustinópolis, Araguatins e Tocantinópolis não possuem problemas

segunda-feira, 22 de julho de 2019 às 09:48
482
Hospital Regional de Augustinópolis. Foto: Paulo Palmares/ VB

BICO DO PAPAGAIO – Apesar das constantes criticas e apelos, realizados pela população do Bico do Papagaio a respeito das condições dos hospitais na região, o Núcleo Especializado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) avaliou, em vistorias realizadas entre os dias 15 e 16 de julho, que as unidades de Augustinópolis, Araguatins e Tocantinópolis funcionam em regularidade, apesar de apontar algumas falhas no funcionamento.

Entre as falhas apontadas como sanáveis está o o centro cirurgico do hospital de Araguatins, que não funciona, apesar de estar equipado, por falta de pessoal especializado.

Publicidade

Os hospitais públicos que receberam as equipes foram das cidades de Araguatins e Tocantinópolis, ambos de gestão municipal, e o Hospital Regional de Augustinópolis, de gestão Estadual.

“Conforme constatamos, as principais urgências estão na falta de medicamentos e necessidade de melhorias estruturais. Uma das nossas recomendações será a implantação de um sistema de ar-condicionado nas enfermarias do Hospital de Augustinópolis, pois hoje os pacientes padecem de uma enfermidade e ainda de intenso calor no local”, relatou o defensor público Pablo Chaer.

Segundo o coordenador, um dos pontos do relatório é verificar a demora na reforma no Hospital Municipal José Sabóia de Sousa Lima, em Tocantinópolis, será, pois segundo a direção da unidade as obras tiveram início em outubro de 2016. E já no Hospital de Araguatins, a vistoria apontou que o centro cirúrgico, totalmente aparelhado, está fora de funcionamento por falta de recursos humanos especializados.

Pré-natal

O Nuamac Araguaína também está fazendo um diagnóstico da rede de assistência à mulher grávida em todas as comarcas que abrange na região norte e extremo-norte.

 

-- Publicidade --