Implantação de serviço de hemodiálise em Augustinópolis solicitada por Jair Farias é aprovada na AL

quarta-feira, 27 de maio de 2020 às 11:50
Sessão na Assembleia Legislativa do Tocantins. Foto: Divulgação/Assessoria.

AUGUSTINÓPOLIS – Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Tocantins realizada nesta terça-feira, 26, foi aprovada a solicitação do deputado estadual Jair Farias (MDB) quanto à implantação do serviço de hemodiálise em Augustinópolis, o que representa um grande alívio aos pacientes que precisam se deslocar até outra cidade para realizar o procedimento.

“Temos pacientes que viajam até seis horas para fazer o tratamento. Somente os mais debilitados são encaminhados para Imperatriz, mesmo assim faltam vagas”, justificou o parlamentar. A implantação do serviço em Augustinópolis atenderá não apenas aos pacientes do município, como de outras cidades do Bico do Papagaio.

Atendimento aos pacientes com coronavírus

Publicidade

Jair Farias solicitou na mesma sessão a melhoria do atendimento aos pacientes com covid-19 no Bico do Papagaio. “Entramos numa situação que é um verdadeiro colapso, a cidade de Augustinópolis já não está mais recebendo os pacientes provenientes dos outros municípios. Ontem, através de um comunicado da direção do hospital aos municípios de São Miguel, Itaguatins e Buriti, foram comunicados que eles mesmos é que terão que fazer o encaminhamento de seus pacientes para os hospitais de Araguaína”, disse.

Ainda nesta terça-feira, o Ministério Público ingressou com uma Ação Civil Pública contra o estado porque dois idosos de Buriti com suspeita de covid-19 tiveram atendimento negado no Hospital Regional de Augustinópolis, devido à superlotação da Unidade para os casos da doença, o que revela uma situação alarmante na Saúde estadual da região.

Deputado Jair Farias. Foto: Divulgação.

“Nós sabemos que existe uma pactuação dos municípios com o estado e a média e alta complexidade é obrigação do estado do Tocantins. Peço aqui a sensibilidade do secretário de Saúde do estado, Edgar Tollini, e toda a sua equipe para que possam urgentemente equipar melhor o Hospital de Augustinópolis, para que o nosso povo do Bico do Papagaio não fique nessa situação de calamidade”, pediu o deputado.

(Voz do Bico. Informações: Assessoria Jair Farias)

Veja também: Deputado Jair Farias solicita implantação de serviço de hemodiálise em Augustinópolis.

Superlotação: Idosos de Buriti com suspeita de covid-19 têm atendimento negado em Augustinópolis e Justiça é acionada.

Situação do Hospital Regional de Augustinópolis para atender casos de covid-19 é crítica, aponta enfermeira.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook