Acadêmicos compartilham experiências e resultados durante workshop extensionista

sexta-feira, 7 de junho de 2024 às 15:46
290 Visualizações
Apresentação de trabalhos durante workshop de Ciências Contábeis (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

AUGUSTINÓPOLIS – As experiências e os resultados obtidos ao longo das disciplinas extensionistas Tópicos Especiais em Contabilidade e Contabilidade Aplicada ao Agronegócio no semestre 2024/1 foram compartilhados por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis durante o I Workshop das Disciplinas Extensionistas ocorrido nesta terça-feira, 4, no auditório do Câmpus.

Dez grupos compostos por acadêmicos da graduação apresentaram suas pesquisas e experiências vividas a partir das atividades extensionistas propostas durante o primeiro semestre de 2024. O grupo do acadêmico Pedro Henrick Fernandes Nobre, do 5º período, fez um compilado do que foi observado durante a visita à Fazenda Ipê Amarelo, em Tocantinópolis.

Publicidade

“Pudemos observar como funciona a contabilidade da propriedade e nos surpreendemos com o fato de que o sucesso econômico da fazenda está ligado a uma gestão contábil eficiente. Assim como meus colegas, não imaginava que dentro do estado tivéssemos um modelo de gestão contábil como esse”, lembrou o estudante.

A diretora Gisele Padilha e o diretor de extensão Fredson Vieira juntamente com acadêmicos

O grupo da acadêmica Ana Clara Neres, do 7º período, observou a contabilidade aliada à governança corporativa e ressaltou que “por meio da disciplina e das observações que fizemos nós pudemos colocar em prática os conhecimentos teóricos que já tínhamos e enxergar o cenário contábil local como um espaço onde a governança corporativa ainda é colocada em segundo plano. E ter essa percepção só foi possível por causa da proposta dessa disciplina”, assinalou.

A professora Nadjany Gomes, que ministrou a disciplina de Tópicos Especiais em Contabilidade, argumenta que trabalhar com as demandas do mercado é atender as habilidades profissionais que os futuros contadores precisam possuir. “Como eles já estão na reta final do curso, focamos naquilo que o mercado está necessitando, que a figura do contador voltado para negócios, empreendedorismo, alta gestão de uma empresa, mesmo que ela seja micro ou pequena empresa”.

Para a professora Raquel Batista, responsável pela disciplina de Contabilidade Aplicada ao Agronegócio, “esse momento permite a socialização de experiências a partir dos resultados encontrados por cada um dos grupos. E são resultados muito positivos”.

A diretora Gisele, o diretor Fredson, a coordenadora Ana Paula, professoras e integrantes da Proex

A curricularização da extensão

Eventos como o I WorkShop das Disciplinas Extensionistas de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis reforçam a política extensionista da Universidade e acarreta em inúmeros benefícios para a comunidade local. A coordenadora do curso de graduação, Ana Paula Monteiro, comemorou o êxito da iniciativa.

“Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos e esperamos que esta iniciativa continue crescendo e impactando positivamente a nossa comunidade. O apoio da universidade e a dedicação dos alunos e professores são elementos chave para o sucesso dessas disciplinas extensionistas”, destacou a coordenadora.

Professoras, a diretora Gisele e acadêmicos durante apresentação

O diretor de extensão da Unitins, Fredson Vieira, declarou que “organizar tudo isso em um evento é fantástico, pois permite uma troca rica de experiências entre acadêmicos, professores e a comunidade. Nós, da Proex, estamos maravilhados com o que está sendo apresentado, especialmente pelas ações dos alunos de contabilidade. Este evento é benéfico para todos: a comunidade, a universidade e os alunos, que saem dessa experiência como profissionais mais humanizados”.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, compartilhou o intuito de unificar os eventos de extensão. “Nosso objetivo é consolidar o evento de extensão para que não apenas vocês, mas também nossas ligas acadêmicas e outros projetos de extensão, possam estar expostos. Assim, a comunidade e outras instituições poderão visualizar tudo o que a universidade realiza”.

A coordenadora Ana Paula e as integrantes da Proex

Ainda segundo a diretora, “desejamos fomentar ainda mais o diálogo, identificando problemas, propondo soluções e construindo conhecimento. Cada uma dessas ações foi transformadora na vida de cada um de vocês e isso se refletirá na atuação profissional quando deixarem a universidade”, concluiu.

O I Workshop das Disciplinas Extensionistas ainda recebeu a coordenadora do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos, Marcela Barreto, a secretária da Câmara de Extensão, Ana Clara Farias, e a coordenadora da Escola de Extensão, Julienne Silvera.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook