Vários parceiros têm colaborado para a construção da sede própria da Associação Cultural Espora de Ouro. – Fotos: Paulo Palmares/VB
AUGUSTINÓPOLIS – Augustinópolis assim como a maioria das cidades do Bico do Papagaio tem uma carência muito grande do que poderíamos chamar de vida cultural plena, no entanto, aos pouco, aqui e acolá há um resgate de uma tradição ou a criação de alguma entidade com o propósito de promover a cultural em suas várias vertentes e nuances.
Luiz Henrique Meirelis Hatem, ou Mestre Kike Mandinga, hoje se destaca em Augustinópolis como um agente, ou como se diz, um “agitador” cultural pronto e disposto a semear arte. Desde que chegou em Augustinópolis com a capoeira, dando aulas em Escolas Públicas, salão Paroquial da Igreja católica Santa Rita de Cássia, ganhou visibilidade com seu trabalho social.
Associação Cultural Espora de Ouro é uma entidade sociocultural criada em 1995 em recife/PE, recriada em Augustinópolis em 2023 e presidida pelo Mestre Mandinga com o mesmo propósito da entidade pernambucana. O intuito de trabalhar a cultura como ferramenta de transformação social e artística, ampliando o acesso e despertando o talento de crianças e jovens ao fazer cultura em parceria com órgãos públicos, setor privado e pessoas físicas.
Dentre estes apoiadores está o empresário Rone Theodoro que doou uma área para a construção da sede, desde então vários parceiros têm colaborado para a construção do espaço cultural e, na tarde do desta quinta-feira, 05, foi dado mais um passo importante nesta direção. O início da obra com doações de materiais pelo empresário Jander Moraes e também apoio da prefeitura.
Conforme o Mestre Mandinga o projeto atenderá as crianças, jovens e adultos todos os dias de forma gratuita com as aulas de capoeira, ciranda, cocô de roda, Maculelê, frevo, tambores de maracatu, teatro e música. “Sou muito grato pelo apoio e todos e podem ter certeza que faremos um trabalho que tem como base o amor pela arte e pela cultura popular, trazendo para nosso espaço, crianças e jovens que precisam e querem mostrar seus talentos”, disse o mestre ao portal Voz do Bico.
(Redação Voz do Bico)












