Forças de Segurança do Tocantins recebem representantes do Fundo de Segurança Pública para visita técnica de monitoramento

segunda-feira, 4 de novembro de 2024 às 15:08
208 Visualizações

Entre os dias 4 e 6 de novembro, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) recebe a visita técnica de monitoramento realizada por representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que integra a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

A comitiva, liderada pela diretora de Gestão do FNSP, Camila Pintarelli, inclui a coordenadora geral de transferência, Michelle Magalhães Sales Silveira, e a coordenadora de gestão da execução financeira, Talita de Oliveira Lira. O objetivo é conhecer as ações e os investimentos realizados com os recursos do FNSP no Estado.

Publicidade

A recepção da comitiva ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4, na sede da SSP/TO, onde representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, e outros órgãos de segurança pública se reuniram para discutir a importância do monitoramento das ações.

Ao longo da visita, serão apresentados os veículos, mobiliário e equipamentos adquiridos; a estrutura da Academia da Polícia Militar, os resultados e metas alcançadas, a evolução da execução orçamentária ano a ano, a obra do Centro de Saúde, viaturas e material bélico. Além disso, a comitiva visitará a academia Stive Race da Polícia Militar, a sede da Escola Superior da Polícia Civil (Espol) e as dependências da Polícia Científica.

Camila Pintarelli destacou a relevância do fundo para a integração das forças de segurança. “Esta visita é fundamental para que possamos identificar melhorias e fortalecer a atuação das forças, representa a parceria e nosso compromisso em identificar e solucionar as dificuldades enfrentadas no Estado”, pontuou.

Durante a visita, Pintarelli também elogiou o Instituto de Identificação pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). “O Instituto de Identificação do Tocantins está fazendo um ótimo trabalho. Já foram emitidas 127 mil Carteiras de Identidade desde janeiro de 2024 no Estado. Quanto mais conseguimos implementar a nova CIN, mais segurança pública garantimos para os cidadãos”, afirmou.

O Secretário da Segurança Pública ressaltou que o fundo atende às necessidades das forças de segurança, fornecendo equipamentos e insumos necessários para a entrega de um trabalho exemplar. “É importante esse olhar que o Governo Federal está tendo com os recursos e o acompanhamento com sua execução. Nosso objetivo é ser transparente enquanto a aplicação dos recursos e o FNSP é um divisor de águas para nossa segurança pública. Além disso, essa visita representa uma importante oportunidade para fortalecer a parceria entre o Estado e o Governo Federal na área da segurança”, destacou.

Na ocasião, a diretora anunciou a entrega iminente de novos veículos para as forças de segurança do Estado, com ênfase na integração com outras unidades. “Estamos em tratativas avançadas para enviar um helicóptero e um caminhão-tanque para o Tocantins. Os ítens auxiliarão na base avançada da Força Nacional no Estado, assim que for implementada”, enfatizou Camila Pintarelli.

O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, da Polícia Militar, destacou que as forças de segurança do Estado estão empenhadas em promover a integração entre si e agradeceu a destinação dos veículos. “Temos  manifestado o desejo de estabelecer uma base avançada da Força Nacional no Estado. O helicóptero atenderá todas as forças do Tocantins e possibilita que tenhamos um suporte efetivo para auxiliar também o norte e o nordeste do nosso País”, explicou.

Coronel Andreya de Fátima Bueno, esteve na recepção da comitiva representando o Corpo de Bombeiros, na ocasião, ela comentou sobre a importância da integração das ações das forças de segurança. “Essas iniciativas nos permitem realizar operações mais coordenadas, não apenas aqui, mas também com outros estados. O helicóptero e o caminhão-tanque serão um ganho significativo para nosso Estado que com certeza irá fortalecer nosso trabalho e beneficiar a sociedade”, finalizou.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --