Pré-candidato a vereador de Augustinópolis sob investigação da Polícia Federal por ocultação de patrimônio

quinta-feira, 8 de agosto de 2024 às 10:43
3.796 Visualizações
Além da ocultação de patrimônio, Nilton Elias Souza é suspeito de cometer outros crimes graves, incluindo fraude à execução, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária e falsidade ideológica.  – Foto: Divulgação/Assessoria

AUGUSTINÓPOLIS – É nítido o desconforto entre alguns pré-candidato a vereador do PL sob a informação de que um candidato do grupo está sendo investigado pela Polícia Federal por ocultação de patrimônio e outros ilícitos penais. A investigação, que foi determinada pelo Juiz do Trabalho do Foro Trabalhista de Porto Alegre, onde tramita um dos processos – e pelo Procurador da República, revela uma teia complexa de fraudes financeiras e crimes fiscais, centrada na figura de Nilton Elias de Souza, CEO da FABIC/FACMED.

Nilton Souza, conhecido na região por ser o proprietário de seis faculdades (em Augustinópolis, Ananás, Araguatins, Buriticupu, Macaúbas e Porto Seguro), está sendo acusado de utilizar uma rede de “laranjas” e múltiplos CNPJs para ocultar bens e fraudar execuções judiciais. As investigações indicam que Souza emprega diversos “testas de ferro” para abrir e encerrar contas bancárias em bancos virtuais, dificultando a penhora e desviando recursos financeiros, evitando assim o pagamento de dívidas trabalhistas, previdenciárias e tributos à Receita Federal.

Publicidade

Além da ocultação de patrimônio, Nilton Elias Souza é suspeito de cometer outros crimes graves, incluindo fraude à execução, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária e falsidade ideológica. Os esquemas fraudulentos, investigado, que possivelmente vêm sendo perpetrados ao longo dos anos, resultaram em inúmeras investigações em andamento em diversas localidades, como Aruana (GO), Macapá (AP) e Inhumas (GO), onde responde por acusações de estelionato, ameaça e injúria.

A comunidade de Augustinópolis aguarda ansiosamente por novas revelações desta investigação, que pode levar à busca e apreensão de documentos nas faculdades de Nilton Souza e à quebra de sigilos bancário e fiscal. Esta série de denúncias lança uma sombra sobre a integridade do processo eleitoral e ressalta a importância da transparência e responsabilidade dos candidatos que se propõem a representar a população.

OUTRO LADO

Em contato por telefone, Nilton Elias alegou ao portal Voz do Bico que suas dívidas são trabalhistas e provenientes de quando adquiriu a Fabic. “São dívidas trabalhistas e públicas, todos sabem disso e negociadas”, afirmou.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --