AUGUSTINÓPOLIS – Após a cerimônia de posse dos novos vereadores de Augustinópolis e do prefeito Antônio do Bar, realizada na noite desta quarta-feira, 1º, a Câmara deu início à escolha dos quatro parlamentares que formarão sua Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
Apenas uma chapa foi inscrita, eleita por unanimidade. A nominata, pluripartidária, é liderada por Antônio Silva Feitosa, o Toim da Prefeitura (PL), que retorna à presidência do Legislativo após oito anos. Ele terá como vice a vereadora Solange do Donizete (PP). O primeiro-secretário Luciano Cayres (Republicanos) e o segundo-secretário Saulo Carreirio (Republicanos) completam o quarteto. O mandato da Mesa Diretora é de dois anos.
QUATRO VEZES
Toim da Prefeitura foi eleito a primeira vez em 2008 e se reelegendo em 2012 quando foi presidente da Casa de leis municipal por dois ano e se reelegendo novamente em 2016 e ficando como suplente na eleição de 2020. Nos quatro seguinte foi secretário de obra da gestão Antônio do Bar.
O vereador Antônio Silva Feitosa, é natural de Augustinópolis, tem 48 anos, é bacharel em direito, tem três filhos e é casado com Tatyana Maia.
Cabe ao presidente da Câmara Municipal representar legalmente o Poder Legislativo municipal em suas relações externas e internas, com competências tanto legislativas quanto administrativas.
Mesa Diretora
A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada a fim de deliberar sobre a ordem do dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.
(Redação Voz do Bico)