CAPS AD de Augustinópolis – Setembro Amarelo

segunda-feira, 7 de setembro de 2020 às 14:19
CAPS AD de Augustinópolis. Foto: Divulgação.

O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que traz para a sociedade o diálogo sobre o suicídio. Desde 2015, o mês busca a prevenção desse problema por meio da conscientização. Setembro foi escolhido para a campanha porque desde 2003 o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Falar sobre o tema é fundamental se considerarmos que 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por sofrimentos mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscaram ajuda.

Publicidade

O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas sobre esse problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O Setembro Amarelo é um mês de diálogo, de mostrar para as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas que elas não estão sozinhas.

O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.

Por isso, se você estiver pensando em tirar sua própria vida, saiba que você não está sozinho e que existem formas de superar o sofrimento. Lembre-se: a morte não é e nunca será uma solução. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que passa pela sua cabeça. Ter alguém de confiança para conversar faz toda a diferença.

Se você não tem alguém próximo com quem conversar, não hesite em buscar ajuda. A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Augustinópolis está sempre à disposição para ajudar você a sair dessa situação, basta ligar para o número (63) 3456-1152. A unidade está localizada na Avenida Araguaia, esquina com a Rua Dom Pedro I, próximo à Escola Estadual Santa Genoveva.

Falar com um psiquiatra ou psicólogo, que são profissionais habilitados para ajudá-lo nesse momento, é a melhor opção. E caso você conheça alguém que precise de auxílio, também pode encaminhá-lo ao CAPS AD.

(Assessoria CAPS AD de Augustinópolis)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook