O PT do tamanho da sua militância

terça-feira, 1 de julho de 2025 às 17:02
60 Visualizações
Nile William é advogado, professor do IFTO/Palmas e doutor em Direito Agrário. – Foto: Arquivo pessoal

*Por Nile William

Nesta reta final do Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores, temos um objetivo claro: fazer com que o PT do Tocantins tenha uma representatividade política à altura da dignidade de sua militância. Ao militante petista nunca faltaram coragem, resiliência e fé na construção de um Brasil justo, fraterno e solidário. Por isso, o partido precisa de uma direção que represente, de forma efetiva, os valores cultivados por sua base.

Publicidade

Nossa candidatura é fruto de uma construção coletiva. O primeiro ato da campanha foi realizado no Bico do Papagaio, como homenagem e compromisso com aqueles que lutam – muitas vezes, com o próprio sangue. Reafirmamos aqui nossa eterna reverência ao Padre Josimo. Naquele encontro, reunimos quase 500 militantes de todas as cidades da região, demonstrando que a militância do PT está viva, combativa e pronta para fazer o PT Tocantins Feliz de Novo: representativo, protagonista, empoderado e com mandatos.

Apresentamos propostas sólidas, construídas de forma coletiva, com um único propósito: recolocar o PT como protagonista no cenário político estadual, rompendo com a lógica de loteamento por lideranças passageiras, que se aliam à direita à primeira oportunidade. O PT é, e deve continuar sendo, o principal instrumento de luta da classe trabalhadora.

Entendemos que a ausência de uma política de comunicação eficiente contribuiu diretamente para o colapso eleitoral que enfrentamos. Enquanto o partido cresceu nacionalmente — em número de mandatos federais, estaduais e municipais —, no Tocantins recuamos. Somos a candidatura da mudança e esperança, pois se o PT continuar na mesma estrada, não teremos outro destino.

Por isso, propomos a criação de uma Agência de Comunicação permanente dentro da estrutura do partido — a Rede Povo —, com a missão de divulgar o trabalho militante que os petistas realizam diariamente. Afinal, liderança política se mede pelo compromisso com a transformação da realidade, e não apenas pelo exercício transitório de cargos públicos.

Defendemos também a descentralização da administração partidária, com a retomada das macro e microrregionais, desarticuladas pela atual direção. O PT precisa estar próximo de suas bases e militantes nos municípios para voltar a disputar política de forma efetiva. Se a velha política da direita atua com dinheiro, o PT trabalha com sonhos e projetos coletivos, que vêm transformando a vida do povo brasileiro — e tocantinense — há mais de duas décadas.

Somos o partido do povo e de Lula. Um partido sem patrão, mas que dialoga com os empregadores e defende, de forma intransigente, os trabalhadores e trabalhadoras. Queremos agregar valor à produção econômica do Estado, para gerar riquezas — e não apenas ricos. O PT tem preparo e responsabilidade para apresentar um projeto político sério e comprometido com o modo petista de governar: combate à fome e às desigualdades, diálogo democrático e justiça na distribuição das políticas públicas.

Estamos construindo um novo PT, com raízes firmes e cabeça erguida, voltado para uma nova era de política séria e compromisso com o povo. É tempo de fazer o PT Tocantins Feliz de Novo.

Nile William é advogado, professor do IFTO/Palmas e doutor em Direito Agrário.

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Voz do Bico. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected]

-- Publicidade --