PF apreende 30 mil toneladas de minério ilegal em porto clandestino no PA

segunda-feira, 10 de junho de 2024 às 07:50
198 Visualizações
Manganês sem documentação é apreendido em Barcarena, no Pará. — Foto: Divulgação/PF

Dois dias após a Polícia Federal apreender 23 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente do Pará, uma nova grande quantidade de minério foi apreendida. Desta vez, em Barcarena, na região nordeste do Estado, onde cerca de 30 mil toneladas de manganês sem documentação foram encontradas em porto clandestino.

A apreensão pela Polícia Federal aconteceu na última sexta-feira (7). Agentes do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom/PF) e do Ibama encontraram montanhas do minério em um sítio, onde funciona um porto clandestino.

Publicidade

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada e dará andamento nas investigações. Um inquérito foi aberto para apurar onde foi feita a extração do minério e para onde ele seria transportado.

O manganês vai permanecer no terreno onde foi encontrado, sob responsabilidade do dono do terreno, até que a Justiça defina qual será o destino.

O minério ficará sob a responsabilidade do dono do terreno até que a Justiça decida o que será feito. — Foto: Divulgação/PF

Até o momento, a Polícia Federal não sabe se este caso tem relação com o registrado na última quarta-feira (5), quando 23 mil toneladas de minérios foram apreendidas em um porto na cidade de São Luís (MA).

A carga, que estava avaliada em R$ 30 milhões, iria ser transportada para a China. O minério foi extraído ilegalmente do município de Marabá, sudeste paraense. O envio para a capital maranhense foi feito por meio de ferrovia.

(G1 PARÁ)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook