
BRASÍLIA/TOCANTINS – Oficializado formalmente nesta terça-feira, 29, em cerimônia na Câmara dos Deputados, o União Brasil e o Progressistas (PP) formaram uma federação partidária denominada União Progressista (UP) sendo apresentada como a maior força partidária do Brasil, com 109 deputados federais – a maior bancada da Câmara -, 14 senadores, seis governadores, e cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.
Já no Tocantins chega com nomes expressivos como a senadora Professora Dorinha, os deputados federal Vicentinho Junior e Carlos Gaguim , anunciados pré-candidatos o governo estadual e senado em 2026; terá 52 prefeituras: 37 do União e 15 do PP, 48 vice-prefeitos, (27 do União e 21 PP), 429 vereadores (287 União e 142 PP), e dois deputados estaduais (Vanda Monteiro e Jair Farias). Em Augustinópolis são dois vereadores do União Brasil, três do PP e o vice-prefeito Rone Teodoro.
NO TOCANTINS
O bloco, conforme alguns políticos ouvidos pelo portal Voz do Bico, surge forte e com musculatura suficiente para marcar presença eleições do próximo ano, referendando oficialmente a senadora como pré-candidata ao governo do estado em 2026. Ela já deu o recado. Disse que irá caminhar pelo estado para apresentar propostas da federação. “Nós que lutamos e acreditamos na política e na democracia vivemos um momento importante. A federação entre União Brasil e Progressistas assume o compromisso de discutir políticas públicas, garantir a democracia e o respeito aos cidadãos”.
Dorinha preside o partido no estado e já se movimentava nos bastidores, conversando com prefeitos e deputado, no caso da região do Bico tem dois entusiastas, o Dr. Ari, prefeito de Axixá e o deputado Jair Farias. Conforme eles a senadora entra no jogo com lastro político, respaldo da federação, discurso consolidado com Vicentinho Junior e o deputado federal Carlos Gaguim prontos para comporem a majoritária.
O que é uma federação partidária?
Uma federação partidária pode ser formada por dois ou mais partidos políticos que se unem para atuar como um só por pelo menos quatro anos.
Como funciona uma federação?
Elas são forma de os partidos se juntarem para competir em eleições, funcionando de maneira unificada, como se fossem um só.
Por atuar como uma só legenda, as federações estão submetidas às mesmas regras que são aplicadas aos partidos políticos.
Quais são as federações que já existem no Brasil?
São três:
Federação Brasil da Esperança, com PT, PCdoB e PV.
Federação PSDB-Cidadania, com PSDB e Cidadania.
Federação PSOL-Rede, com PSOL e Rede.
(Redação Voz do Bico)