Professor da Fabic e da Escola Estadual Sampaio conclui mestrado na UFNT

segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 10:24
1.343 Visualizações
A pesquisa foi realizada nos acampamentos dos trabalhadores rurais sem Terra na região do Bico do Papagaio. – Foto: Acervo pessoal

BICO – O professor Antônio dos Santos Sousa concluiu com êxito o mestrado intitulado “Políticas públicas e o processo de luta/conquista da terra no assentamento Palmares, região do Bico do Papagaio/Tocantins” pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), realizado em período de dois anos.

O pesquisador desenvolveu seu trabalho de pesquisa nos acampamentos dos trabalhadores rurais sem Terra na região do Bico do Papagaio e um estudo de caso no assentamento Palmares, onde buscou mostrar que a luta pela posse da terra ainda é uma realidade no norte do estado do Tocantins e a conquista da terra só é possível quando há organização social em prol da reforma agrária.

Foto: Acervo pessoal
Publicidade

Para o pesquisador a luta dos camponeses para a conquista da terra não finaliza quando são beneficiados com seus lotes, é uma luta contínua que mesmo conquistando a terra, recomeça um novo processo para garantia e manutenção com dignidade no campo, enfrentando diversos problemas como falta de estrutura básica como saúde, educação, saneamento básico e estradas. Isso, segundo seu estudo, favorece a evasão dos assentados, fazendo com que o assentamento possa voltar a ser um latifúndio novamente, devido à compra e venda irregulares dos lotes. “Isso se deve à falta de acesso às políticas públicas no campo”, garante.

Em seu estudo de campo ele conclui “mesmo enfrentando todas essas adversidades o assentamento Palmares tem uma produção camponesa que vem se destacando na região, principalmente na produção de milho, arroz e criações de animais como bovinos, suínos e aves, toda essa produção é voltada para a subsistência, vendendo o excedente nas feiras locais”

A pesquisa teve a orientação do professor Dr. Maurício Ferreira Mendes (UFNT/PPGDire). A apresentação aconteceu no dia 04 de abril 2024 na sede da Universidade   com a participação da banca formada pelos professores Dr. Edgar Aparecido da Costa, (UFMS/PPGEF), Dr. Miguel Pacífico Filho (UFNT/PPGDire), Drª. Rejane Cleide Medeiros de Almeida (UFNT/PPGCult).

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook